Fernando Florim De Lemos

Março 12 2009

               O passado dia 27 de Fevereiro foi mais uma data festiva e marcante na vida do Colégio Internato dos Carvalhos, pois procedeu-se à inauguração oficial do CNO, em funcionamento desde Outubro de 2008. De facto, 2008, ano de comemorações do Centenário do CIC, foi uma época repleta de iniciativas que passarão a figurar na História desta Instituição Centenária.

O Centro Novas Oportunidades do Colégio, procurando dar resposta a todos aqueles que, por razões várias, tiveram de interromper os seus percursos escolares, mas que têm feito nas suas vidas aprendizagens dignas de registo, tem vindo a trabalhar na certificação dessas competências de adultos, sempre com o rigor, a qualidade e a exigência que caracterizam o Colégio Internatodos Carvalhos.
Deste modo, na tarde do pretérito dia 27 de Fevereiro, no edifício do antigo Lar Juvenil dos Carvalhos, onde se encontra sedeado o CNO, teve lugar a inauguração oficial de mais esse núcleo de ensino do CIC.
Na oportunidade, o Coordenador do Centro, Dr. Fernando Lemos, deu as boas-vindas aos presentes, apresentando os membros da Mesa de Honra, onde se encontravam o P. José Maia, Presidente da Direcção Pedagógica do Colégio e Representante da Entidade Titular, o Eng.º Manuel Oliveira, Director Regional Adjunto da DREN, o Dr. Mário Fontemanha, Vereador da Câmara de Gaia e o Dr. José Pedrosa, Director Pedagógico Adjunto do Colégio e Director do CNO. Entre os presentes nesta celebração destacavam-se o Director Pedagógico do Colégio, P. Joaquim Cavadas, o P. João de Freitas, antigo Director Pedagógico do Colégio, o Dr. José Manuel Castro, do IEFP, o P. Marçal, Director do Lar Juvenil dos Carvalhos, para além de outros ilustres convidados, muitos professores do Colégio e colaboradores não docentes.
Dando início às várias intervenções, o Director do CNO, Dr. José Pedrosa, salientou a importância de mais esta valência do Colégio, dando resposta às necessidades do país, contribuindo com o rigor e as exigências habituais da Instituição Colégio dos Carvalhos para o complementar de processos formativos de muitos adultos. Disse-se orgulhoso de liderar uma equipa jovem, dinâmica e empreendedora que, desde Outubro passado, diariamente, se tem empenhado em proporcionar aos adultos que nos procuram condições de valorização pessoal e profissional.
De seguida, O Coordenador do CNO fez a apresentação da equipa que trabalha no Centro a que se seguiu, por parte de alguns dos técnicos, um conjunto de explicações sobre a forma como se trabalha no CNO do CIC e que serviu para desmistificar a ideia que muitas vezes existe na mente de algumas pessoas, quanto à validade, utilidade e qualidade do trabalho que é realizado nos Centros Novas Oportunidades.
Após essas explicações, foi a vez de ouvirmos o testemunho de três adultos inscritos no CNO, a Sr.ª. Maria José Oliveira, o Sr. Victor Saraiva e o Sr. André Sousa, que se encontram, respectivamente, num processo de Reconhecimento e Validação de Competências de Nível Básico, de Nível Secundário e num Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) de Técnico de Gestão Desportiva que, de uma forma brilhante, pragmática e objectiva, evidenciaram a importância que o CNO do CIC, e o trabalho desenvolvido pelos seus técnicos, está a ter nas suas vidas e o contributo para o reconhecimento das suas competências e saberes, até agora escondidos ou mesmo menosprezados.
De seguida foi dada a palavra ao Vereador da Câmara Municipal que salientou a importância desta infra-estrutura do Colégio para o Concelho de Gaia que, numa população de cerca de 350.000 pessoas, tem cerca de 250.000 activos, a maioria dos quais sem formação escolar e/ou profissional reconhecidas. Mostrou total disponibilidade da edilidade para cooperar com o CNO do CIC, pois só dessa forma é possível termos um Concelho cada vez melhor.
De imediato, o Director Regional Adjunto da DREN, Eng.º Manuel Oliveira, usou da palavra para felicitar o Colégio por mais esta iniciativa, Colégio que, como frisou, já ultrapassou os limites do Concelho de Gaia e da Região Norte, sendo uma Instituição reconhecida a nível nacional pela excelência do trabalho que desenvolve, baseado no rigor e na qualidade.
A concluir as intervenções, o P. José Maia referiu a satisfação que sentia por tudo quanto acabava de ver e ouvir, fruto de um excelente trabalho de uma equipa que funciona como uma verdadeira família, como se pode facilmente aperceber, e que está em perfeita sintonia com o lema do CIC, onde Comunidade, Inovação e Competências fazem parte do dia-a-dia desta casa.
               Nada melhor do que concluir esta cerimónia do que num fraterno e alegre convívio num “CNO de Honra”, onde não faltou um brinde por mais esta iniciativa do Colégio Internato dos Carvalhos.

publicado por ffdelemos às 08:59

“O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira.” William Arthur Ward
mais sobre mim
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
14

15
16
18
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


pesquisar